Calistenia: o que é e quais os seus benefícios?

Postado em 19/06/2019



A calistenia é uma modalidade de exercício que inclui movimentos aleatórios, nos quais utiliza-se o peso do próprio corpo para formar e construir a massa muscular, sem ajuda de aparelhos de academia. No máximo, os exercícios utilizam bastões ou barras fixas para aumentar o nível de dificuldade para os praticantes.

Os movimentos que compõem esse método são os apoios, abdominais, saltos, corridas e outras atividades utilizando o corpo como sobrecarga. A calistenia leva em conta a fisiologia e a anatomia, além da mecânica em cada movimento. Não são movimentos sem sentido, mas elaborados com base em estudos científicos.

A prática da calistenia coloca todo o corpo em sintonia e não se limita a trabalhar os músculos isoladamente. Destina-se, principalmente, aos que buscam força, equilíbrio, coordenação e flexibilidade. Trata-se de uma prática com diversos níveis de intensidade, e com o avanço de cada etapa, o praticante trabalha seus limites, buscando superá-los progressivamente.

Para se aprofundar mais no assunto, confira abaixo o bate-papo entre o professor doutorando em Ciências do Movimento Humano, Mauro Guiselini, e o Prof. Dr. Mario César de Oliveira.

A Pós Universidade Brasil oferece diversos cursos na área de Educação Física, todos com abertura mensal de turmas. Corra e inscreva-se! Invista em suas habilidades profissionais e ganhe destaque no mercado de trabalho.

Fonte: horadotreino.com.br; minutosaudavel.com.br; blogeducacaofisica.com.br