Em parceria com maior universidade aeronáutica do mundo e CFLY, UB lança Universidade do Ar

Postado em 27/06/2019



Em janeiro deste ano, a Universidade Brasil lançou um projeto inovador, em parceria com a CFLY Aviation e a Embry-Riddle Aeronautical University, uma das mais tradicionais universidades aeronáuticas do mundo, localizada na Flórida (EUA). Trata-se da Universidade do Ar (UniAr), projeto que visa à formação de profissionais de todas as áreas da aviação civil. A criação do projeto foi embasada no Anuário Brasileiro de Recursos Humanos para Aviação Civil e também em questões apontadas pela consultoria Bain & Company, que concluiu que serão necessários mais de 600 mil profissionais para o crescimento da área até 2025.
 

“O projeto é de suma importância para o Brasil, principalmente nesta mudança. Com a entrada de novas companhias, com a privatização, precisamos ter mão de obra qualificada. Fico preocupado com esses dados apontados. Vamos incentivar o acesso ao ensino superior e formar profissionais à altura que o Brasil está projetando. É um investimento alto, mas importante, pois irá alavancar o crescimento do país. Coloco a Universidade Brasil à disposição. É uma instituição privada, mas com o espírito público”, disse Fernando Costa, Reitor da Universidade Brasil.


A Universidade Brasil tem o intuito de suprir as necessidades apontadas, por meio da capacitação de novos profissionais, desde pilotos até funcionários que trabalham em solo. De acordo com o comandante Francisco de Assis Souza Campos Lyra, sócio da CFLY Aviation, toda a pirâmide da aviação civil será contemplada.


Além de Fernando Costa e de Francisco Lyra, estiveram presentes ao evento de lançamento da Universidade do Ar, Fábio Campos, diretor-executivo da Embry-Riddle; Jéssica Santos, secretária-executiva do Instituto Brasileiro de Aviação; e Ricardo Bezerra, diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O evento aconteceu no GATGRU, novo terminal do aeroporto de Guarulhos, lançado na mesma ocasião.


A Universidade do Ar pretende oferecer cursos técnicos, tecnológicos, bacharelados e cursos de pós-graduação em diferentes áreas, como: Engenharia e Ciências Aeronáuticas, Engenharia Mecânica, Gestão de Aeroporto, Logística, Segurança, formando também Controladores de Voo e Comissários de Bordo, entre outros.


Na Embry-Riddle Aeronautical University, são mais de 80 cursos oferecidos, que deverão servir como base para a UniAr. A criação de um “aeroporto-escola” também está sendo estudada para a capacitação desses profissionais. A ideia é que esses estudantes tenham ampla experiência prática antes de suas formações. O local, a exemplo do que é feito em hospitais-escola, serviria de estágio e base sólida para a conclusão dos respectivos cursos.


A Pós Universidade Brasil já iniciou a oferta da especialização a distância em Gestão de Manutenção em Aeronaves aos interessados. O curso aborda a manutenção aeronáutica como uma função estratégica dentro do segmento da aviação. A próxima turma está prevista para 15/07/2019. Acesse a página do curso e obtenha mais informações!


Fonte: Boletim Informativo Semanal – Universidade Brasil News (Edição 210)