Entenda a importância da atividade física no crescimento infantil

Postado em 17/06/2019



Em uma era na qual crianças e adolescentes passam cada vez mais tempo conectados à internet por meio de dispositivos eletrônicos, a atividade física se torna indispensável para o crescimento e o bom desenvolvimento das funções motoras. Mas como incentivar crianças a praticarem atividades físicas e, dessa forma, combater o sedentarismo infantil?
 

Segundo o mestre em Atividade Física, Luiz Carlos de Oliveira, a escola tem um papel fundamental na promoção da prática de atividades físicas, incluindo-as na grade curricular infantil. Isso porque o ambiente escolar estimula a atividade coletiva, que torna o exercício físico mais divertido e prazeroso para as crianças. A escola também conta com o espaço adequado para a realização desse tipo de atividade. “Ela deve promover o exercício físico por meio de brincadeiras, para que a criança se sinta à vontade e queira participar, não porque é obrigada. Isso promove satisfação, bem-estar e alegria”, comenta o Prof. Luiz Carlos.
 

Ele ressalta, ainda, que a família também exerce um papel importante na promoção da atividade física como parte do cotidiano das crianças, separando um tempo especial para a prática de jogos e esportes em família, estimulando brincadeiras que promovam o desenvolvimento físico de forma lúdica.
 


Você, profissional de Educação Física, deseja se aprofundar e se destacar profissionalmente no seu campo de atuação? Conheça os cursos de especialização a distância na área de Educação Física da Pós Universidade Brasil. Invista em conhecimento e vá mais longe!